Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

terça-feira, 12 de março de 2013

SIMPLIFIQUE A SUA VIDA: MELHORE O SEU BEM-ESTAR COM PENSAMENTOS PRÁTICOS


A vida é complexamente simples. Com todas as vicissitudes inerentes à vida, saber olhá-la de forma simples e prática é o equilíbrio necessário para esbater a sua complexidade. A vida não é estática. A vida é multifacetada na sua essência. A vida é relativa. E o sentido da vida, é aquele que cada um lhe quer dar. Nas suas múltiplas formas a vida deixa-nos espaço para exercermos o livre arbitrio. Temos oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam a nossa vida. É no intervalo que ponderamos as nossas escolhas e o momento de passar à ação que temos a possibilidade de simplificar a nossa vida. E, a vida será tanto mais simplificada quanto mais conseguirmos adequar os nossos pensamentos de forma prática aos desafios que nos vamos deparando no nosso dia a dia.
Em seguida apresento algumas sugestões de pensamentos práticos que certamente podem ter o poder de simplificar a sua vida:

FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO

Todos temos uma tendência natural para nos acostumarmos a padrões de comportamentos, a formas de fazer as coisas através de determinados procedimentos a que podemos chamar de hábitos. Esses hábitos têm uma vantagem, eles facilitam-nos a vida. Permitem que possamos agir com confiança e certeza, dado que na grande maioria das vezes conseguimos saber de forma antecipada o resultados das nossas ações. Até aqui tudo bem, os hábitos são vantajosos. No entanto, esses mesmos hábitos comportamentais são suportados por formas padronizadas de pensar, o que pode, por vezes, ser uma desvantagem. Essa desvantagem manifesta-se sempre que necessitamos alargar o nosso ponto de vista ou olhar por uma outra perspetiva aquilo a que estamos habituados. Se assim não fosse, se não tivessemos que nos adaptar e descobrir novas formas de pensar e agir para melhorar problemas, a humanidade não se tinha desenvolvido. A flexibilidade de pensamento é um recurso extraordinário para a adequação e simplificação da vida. Para aprofundar este assunto leia: Como melhorar a sua flexibilidade de pensamento.
“É difícil abrir os olhos para a nossa realidade em constante mudança, com toda a sua grandeza, beleza, força e oportunidades, quando a nossa mente formou opiniões particulares demasiado rígidas sobre essa realidade.” – Miguel Lucas

O SOFRIMENTO É UMA CONSTANTE NA VIDA

Aceitar e permitir que a “negatividade” ocasional desempenhe um papel na felicidade, ajuda a criar o espaço necessário para uma resposta assertiva para a vida. Saber olhar o lado escuro da vida e até mesmo experimentá-la, ocasionalmente, não é o problema. No entanto, olhar apenas o lado escuro e vivê-lo sem uma forte razão, é o problema. Temos de ser capazes de ver o que é.

ABANDONAR A BATALHA ENTRE O DESEJO E O MEDO

Se o impulso para a frente é alimentado pelo seu desejo, então a força do seu desejo determina a velocidade do seu avanço. Por outras palavras, quanto mais você quiser alguma coisa, mais rápido sua energia ou ímpeto se move, e quanto mais rápido você está sendo impelido para a frente, mais certo será o retorno positivo. Quanto mais forte a sua resistência ou crenças limitantes, mais e maiores serão os obstáculos no seu caminho.
Então, o quão você está se movendo rapidamente em direção ao que quer é sempre um produto de quanto você quer e de quanto está contradizendo esse desejo. Se o seu desejo é forte, se você realmente quer algo, o caminho será percorrido mais rapidamente e com uma grande dose de força. Se você tiver um pouquinho de dúvida, você vai ser quebrado através desses obstáculos, e quase de forma impercetível. Se você tem uma forte vontade e igualmente uma forte resistência, provavelmente vai bater nos obstáculos, uma e outra vez, avançando para a frente muito lentamente a cada batida, fazendo com que o progresso seja dolorosamente lento e penoso. Você está a mover-se para a frente, mas a um custo extremo. Abandone o medo, passando à ação corajosa.

A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NUCLEARES

A fim de saber se aquilo que você acha que quer vai fazer o seu coração vibrar, você tem que saber o que são os seus valores fundamentais. Toda a decisão que você toma beneficia em ser baseada nos seus valores nucleares.
“Assim como o seu carro funciona de forma mais suave e requer menos energia para ir mais rápido e mais longe quando as rodas estão em perfeito alinhamento, você terá também um melhor desempenho quando os seus pensamentos, sentimentos, emoções, objetivos e valores estão em equilíbrio.” – Brian Tracy
Como hierarquizar os nossos valores ? Colocar em ordem de prioridade os nossos mais profundos valores faz alguma diferença?Hierarquizar os valores, tem a ver com aquilo pelo qual cada um de nós se movimenta na vida, o que verdadeiramente serve de orientador para a vida e para as decisões. Acresce o fato de se tivermos bem presente a hierarquização de valores, certamente irá contribuir para a diminuição de conflitos internos, seremos mais assertivos connosco e com os outros dentro da nossa perspetiva de vida.
Exemplos de valores nucleares: Conhecimento, coragem, justiça, amor, humanidade, espiritualidade, perseverança, integridade, amabilidade, modestia, perdão, gratidão, compaixão, prudência.

A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA É CONTRAPRODUCENTE

Pense nisto por um momento. Existem coisas com que você luta diariamente? Claro que existem, todos nós enfrentamos obstáculos na vida. O que aconteceria se você aceitasse a situação, ajudaria alguma coisa? Você pode apontar para um problema realmente ruim, um relacionamento abusivo, uma criança doente, uma doença terminal. E estes são problemas difíceis de lidar, obviamente que sim. Mas, ficar lutando contra isso funciona? Se há uma solução e você pode fazer algo a respeito, apreocupação excessiva não ajuda. Fazer algo sobre a situação, problema ou incómodo ajuda. Se não há solução, lutar contra o problema só faz com que você fique mais stressado e infeliz. Preocupar-se é como estar sentado num baloiço. Dá-lhe algo para fazer, mas não o leva a lugar nenhum.
A citação, atribuída ao Dalai Lama e parafraseada de várias maneiras diferentes, diz:
“Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso “.

MELHORAR A SATISFAÇÃO DE VIDA

A grande maioria das pessoas já tem o que precisa, a fim de desenvolver uma vida mais satisfatória. Você não precisa sair e comprar algo, você não tem necessariamente de obter isto ou aquilo. Você é a matéria-prima. O trabalho de crescimento pessoal não tem a ver com construir uma nova identidade, é um projeto de remodelação. As partes mais fracas podem ser reforçadas, reparadas e melhoradas. As partes mais dominantes, as partes problemáticas podem ser amenizados, disciplinadas, e refinadas, colocadas em segundo plano, em vez de ocupar o centro do palco. O crescimento psicológico é sobre a reorganização do mundo interior, não tem a ver com mudá-lo completamente. A intenção não é criar algo completamente novo, mas sim trabalhar com o que já existe em nós.
“Hoje, amanhã, e o maior número de dias possíveis eu vou fazer tudo que eu puder, com o que eu tenho, com o que eu sou … E vou deixar que aquilo que é suficientemente bom na minha vida seja bom o suficiente.” - Miguel Lucas
“Ninguém fica velho meramente por viver um número de anos. Nós tornamo-nos velhos por abandonarmos os nossos ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas a falta de entusiasmo enruga a alma. ” - Samuel Ullman

ESTADO DE FLUXO COM A VIDA

Quando aprendemos a tirar partido das nossas ações, quando aprendemos a envolvermo-nos com as “coisas” que gostamos de fazer, quando nos envolvemos numa boa conversa, quando damos muito de  nós às “coisas” e às pessoas com quem interagimos e apreciamos, certamente o resultado será um retorno positivo. Quando nos ligamos às “coisas” da vida e perdemos a noção de nós mesmos e do tempo, estamos em estado de fluxo (Flow, em inglês). O estado de fluxo, é um estado de bem-aventurança, de total bem-estar e elevado desempenho.
“O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o lazer, a sua mente e o seu corpo, a sua informação e a sua recreação, o seu amor e a sua religião. Ele mal sabe qual é qual. Ele simplesmente persegue a sua visão de excelência em tudo o que faz, deixando os outros decidir se ele está trabalhando ou divertindo-se. Para ele, ele está sempre fazendo as duas coisas. “ – James Michener

CUIDAR DO SEU CORPO

O corpo é o nosso maior bem. Cuidar do corpo é construir a base do nosso bem-estar e felicidade. Por vezes, damos por garantido a saúde e funcionalidade do nosso corpo. Esquecemo-nos de honrar a nós mesmo. Ignoramos os seus alertas, e entramos em sofrimento físico e emocional. A vida torna-se mais difícil, e na hora de precisarmos de todos os nossos recursos disponíveis, aquele que mais nos pode ajudar (o corpo) está gritando ele mesmo (o corpo) por ajuda. Ajude-se a si mesmo, cuidando do seu corpo. Por exemplo, praticar exercício físico de forma regular.
“Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder. Não tenha medo dele, ou o que os outros pensam dele, ele é o maior instrumento que você jamais vai possuir.” – Baz Luhrmann

PERSISTIR NAQUILO QUE GOSTA E É PRIMORDIAL PARA VOCÊ

Traçar objetivos é uma constante na nossa vida. Mas para alcançarmos alguns desses objetivos mais exigente, objetivos que desafiam as nossas capacidades, precisamos persistir. Precisamos manter os níveis motivacionais elevados e o foco naquilo que pode facilitar a sua realização. Precisamos mantermo-nos firmes perante os recuos e os fracassos. A persistência é um requisito básico para a obtenção dos objetivos que necessitam de elevado empenho e dedicação nossa.
Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens mal sucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de génios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, omnipotentes. O slogan “não desista” já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana. – Calvin Coolidge

Fonte: http://www.escolapsicologia.com/simplifique-a-sua-vida-melhore-o-seu-bem-estar-com-pensamentos-praticos/

Sem comentários:

Enviar um comentário