Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

sábado, 9 de março de 2013

COMO IMPULSIONAR A MOTIVAÇÃO RAPIDAMENTE?


De uma forma muito simples, podemos dizer que ter motivação é ter um motivo para a ação. É aquela sensação de fogo, de paixão, de desejo e arrebatamento que nos preenche sempre que sentimos um forte impulso para realizar algo, para nos aproximarmos de alguém, ou quando estamos desejosos que algo aconteça ou se realize. É o sentimento tremendo de envolvimento com a ação, tarefa, acontecimento ou pessoas que nos preenche e faz vibrar. É aquele instante em que sentimos uma enorme força de vontade para ir no caminho de algo em que perspetivamos um reforço que nos enche o espirito de contentamento e felicidade. Mas, o que dizer quando toda essa energia e vontade, a que chamamos motivação, nos abandona? O que fazer quando perdemos o impulso para a ação?
Quem não experimentou já o forte desejo de começar algo que sabemos ser bom para nós e que pode mudar a vida para melhor, para passado pouco tempo depois, pouco a pouco vermos o nosso ímpeto, energia e vontade esvanecer-se. A motivação é composta e construida por uma panóplia de fatores, mas o que aponto como aquele que tem mais peso, é a emoção. E, na sua essência as emoções são voláteis, são impermanentes e fluidas, o que quer dizer que têm altos e baixos. Quando estamos a atravessar um desses momentos de diminuição da motivação, aquilo a que nos propusemos anteriormente fica certamente negativamente afetado.
Para que você possa mais rapidamente voltar a elevar os seus níveis motivacionais, apresento em seguida algumas fromas muito eficazes para reabastecer e impulsionar a sua motivação:

PASSO 1: O NEGATIVO

Sente-se num lugar calmo. Feche os olhos por alguns minutos. Em seguida faça as perguntas que se seguem usando a sua imaginação e capacidade de projetar-se no futuro:
  • Como será a minha vida daqui a cinco anos, se eu continuar a permanecer no mesmo caminho, como tenho estado até agora?
  • Como será provavelmente a minha vida? tornar-se-á pior para mim e talvez até mesmo para as pessoas ao meu redor?
Pode ser desconfortável visualizar um cenário pouco satisfatório, mas tentar ver as consequências negativas tão vividamente na sua mente pode alavancar a sua motivação para recomeçar novamente a caminhar para a sua mudança positiva.

rocky

PASSO 2: O POSITIVO

Em seguida, tente perspetivar o outro lado das coisas. Tente encaminhar a sua mente para uma vertente positiva. Feche os olhos por alguns minutos e pergunte-se:
  • Como será minha vida daqui a um ano, se eu me mantiver ligado aos meus objetivos e continuar a impulsionar-me para a frente?
  • Como estará a minha vida daqui a cinco anos, se eu me mantiver no rumo estabelecido?
  • Como irá a minha vida melhorar, não só para mim, mas para as pessoas ao meu redor que eu amo, se eu me mantiver no caminho?
Esforce-se para colocar o máximo de pormenores na construção do seu cenário positivo. Se possível tente sentir as emoções que você julga vir a viver se tudo acontecesse da melhor maneira possível para você e para as pessoas significativas para a sua vida.

PASSO 3: A SUA MOTIVAÇÃO PESSOAL

As duas questões anteriores, funcionam tanto melhor quando mais vividos e detalhados forem os cenários construídos por si. No entanto, para que o processo fique completo e possa ser eficaz é necessário refletir sobre as perguntas e consequentes respostas que elaborou, no sentido de encontrar o seu motivo pessoal ou razões para fazer levar os seus objetivos em frente e manter a motivação elevada.
Por exemplo, ficar em melhor forma física poderia ajudá-lo a tornar-se mais otimista e com mais energia. Esta é uma estratégia que utilizo na minha vida pessoal. Acredito que para manter o ritmo exigente de trabalho e igualmente regular o meu humor para níveis ótimos, o exercício físico promove-me o ganho de energia, a qual eu depois mobilizo para os meus projetos de vida, para as pessoas que gosto e para o investimento no meu bem estar geral.
Ebook – Como Mudar Sua Vida para Melhor
Mas, para realmente encontrar o coração da sua motivação, feche novamente os olhos, invista mais alguns minutos na continuação do exercício e continue procurando uma resposta mais pessoal, se você ainda não a encontrou. Uma das respostas pode ser que você queira fazer uma alteração positiva nos seus hábitos de promoção da sua saúde, porque se você não fizer isso, então pode não ter a energia suficiente para investir nas suas áreas de paixão, ou para se divertir, ou para estar com os seus amigos ou familiares.  A vida é como uma autovia com muitas faixa de rodagem,  temos de ir avançando e investindo nas várias áreas de interesse e nos vários papéis que representamos ao longo da vida, e isso requer uma constante motivação para investirmos o nosso tempo e atenção.
Por exemplo, se você quer  tornar-se mais eficaz no trabalho, pode ser porque você gostaria de ser promovido e vir a ganhar mais dinheiro para dar mais segurança financeira para os seus filhos e familiares. As nossas ações, desejos e sonhos têm sempre uma forte razão associada, e nem sempre temos uma perceção clara daquilo que nos move. Assim sendo, faz todo o sentido levantar algumas questões, analisá-las, respondê-las e tentar associar-lhe os gatilhos necessários para impulsionar a motivação rapidamente.
Invista neste exercício mental que certamente irá ajudá-lo a redirecionar o seu foco e assim reabastecer a sua verdadeira motivação. Pegue numa folha de papel, ou utilize o seu smartphone e escreva a resposta o mais específica e pormenorizada possível, contendo também o impacto emocional que você julga poder vir a experienciar. Coloque essa folha de papel num local onde possa ver todos os dias, ou copie o que escreveu na folha de papel e programe um lembrete no seu smartphone (caso possua um), de forma a que seja avisado diariamente. Existem alguns bons lugares, como o seu espaço de trabalho, a sua mesa de cabeceira ou a sua geladeira. Isto tornará mais fácil manter os seus objetivos sempre vívidos na sua mente. E, você pode praticar este exercício sempre que precisar de uma recarga motivacional.
Fonte: http://www.escolapsicologia.com/como-impulsionar-a-motivacao-rapidamente/

Sem comentários:

Enviar um comentário