Changing Plain Jane

Este blog é sobre beleza, vida saudável e lifestyle. Tenho um interesse especial em beleza sem químicos nocivos.

This blog is about beauty, healthy life and lifestyles. I have a special interest in Green Beauty.

domingo, 17 de janeiro de 2016

COMO GANHAR ÂNIMO PARA PERDER PESO

Neste artigo vou responder a um comentário de uma leitora acerca da falta de ânimo para perder peso. Na grande maioria das vezes, o excesso de peso pode estar relacionado com outros problemas de vida, em que a pessoa começa a desenvolver um conjunto de hábitos que promovem o aumento de peso. À medida que a pessoa vai percebendo que a sua vida não caminha no sentido que desejava fica mais vulnerável ao desequilíbrio emocional. Muitas pessoas procuram na comida uma alívio emocional, uma forma de se sentirem melhor, ou até mesmo sentirem-se compensadas. Quando alguém entra neste ciclo de compensação emocional através da comida, fica com um duplo problema. A pessoa fica com excesso de peso e com aautoestima diminuída, o que prejudica a sua capacidade para solucionar os problemas nas várias áreas da sua vida.

COMENTÁRIO DEIXADO NO BLOG DA ESCOLA PSICOLOGIA

Olá me chamo Viviane, tenho enfrentado problemas na minha vida pessoal e profissional. Estou muito acima do peso sem ânimo para me cuidar, não tenho ânimo nem pra trabalhar. Estou muito desanimada para tudo e ao mesmo tempo ansiosa quase em pânico porque não consigo sair dessa situação. Estou sem dinheiro para pagar um tratamento. Não consigo ver saída, não tenho forças. Não sei como cheguei nessa situação. Sempre fui bonita vaidosa e trabalhadora. Preciso de ajuda!

RESPOSTA AO COMENTÁRIO

Quando a Viviane diz que não consegue sair dessa situação, coloca-se num estado de vítima que a conduz a outros pensamentos onde comete erros de raciocínio que a colocam no caminho da incapacidade. Deixa assim de fazer um conjunto de atividades que podiam contribuir para a melhoria. Ao colocar-se num estado de vitimização positiva, ou seja, ao dizer que não tem dinheiro para fazer um tratamento cria a ilusão que nada mais está ao seu alcance, refugiando-se na ideia de que só pode perder peso quando tiver dinheiro. Esta crença deixa a pessoa refém dela mesmo, ou seja, é como se não tivesse o poder de decidir fazer outras coisas para perder peso e voltar a sentir-se melhor consigo mesma.
Passos que podem ser dados para promoção da melhoria:
§  Quebrar a ilusão de incapacidade. Passar a fazer avaliações funcionais ao invés de emocionais. Ou seja, a pessoa ainda consegue movimentar-se, consegue tomar decisões, consegue pedir ajudar, consegue realizar pequenas tarefas.
§  Promoção da autodisciplina. Decidir realizar pequenas tarefas e atividades. Decidir realizar a menor coisa ou atividade que possa ajudar a perder peso e a criar o hábito de organizar o seu dia para fazer algo que promova a perda de peso.
§  Autoinstruções motivacionais. Encontrar um conjunto de palavras e frase que tenham um impacto emocional forte (relembrando os motivos e benefícios associados à perda de peso).
§  Promoção de emoções e sentimentos positivos. Encarar as atividades e tarefas escolhidas com bom humor esperando um retorno positivo e forma de bons sentimentos e boas sensações.
Em baixo pode assistir ao vídeo com a resposta completa ao comentário da Viviane:
Abraço,
Miguel Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário